“O ser humano pode ser bom desde que desenvolva valores humanos em seu coração.”

 

Olá, pessoal!

 

É possível ensinar a partir da Literatura Infantil?
É possível aprender a partir da Literatura Infantil?
Quem já acompanha as nossas conversas por aqui, certamente responderá que sim, não é mesmo?
E eu respondo a vocês indo além destas duas perguntas, pois acredito que é possível não somente ensinar e aprender por meio da Literatura Infantil, mas sobretudo humanizar-se a partir da leitura e/ou da contação de histórias.

Mas vocês podem me perguntar se, em meio a um ambiente social por vezes cruel, hostil, egoísta e violento, é possível humanizar-se pela literatura. Ou ainda podem me questionar de outra maneira: uma história é capaz de nos levar a mudanças de atitudes, sensibilizando assim as pessoas e incentivando-as a agirem de forma mais humana?

Sim, é possível. E eu acredito tanto nisso que tive a ideia de ter algumas conversas com vocês, aqui no Blog da Bom Bom, a esse respeito.

Valores para a vida

Por isso, essa é o nosso primeiro “bate-papo”, parte de uma série que intitulei de “valores para a vida”. Os temas versarão sobre sentimentos e valores humanos que, muitas vezes, são deixados de lado, dando lugar para o crescimento do egoísmo, da inveja, da violência, do desrespeito e de outros tantos males com espaço cada vez maior, tanto no âmbito familiar quanto no ambiente escolar e na sociedade em geral.

Vejo por aí muitas pessoas reclamarem das notícias ruins exaltadas nos jornais e na televisão, mas observo também que nos falta uma postura diferente frente a esses acontecimentos. Reclamamos do pai ou da mãe que não cuida bem do(a) filho(a); do(a) professor(a) que não ensina direito; do(a) aluno que não respeita os mais velhos; de uma criança que agride outra e por aí vai. Acabamos por semear uma cultura de reclamações sem sequer pensar e agir sobre elas. Mesmo porque, embora não possamos mudar o mundo, somos capazes de melhorar as nossas próprias atitudes e, ainda, de colaborar para que nossas crianças sejam adultos melhores que nós. Não acham?

Pois bem, e o primeiro passo para vencer esses males é plantando sementes do bem em nossas crianças. Mas como fazer isso? Contando histórias para os nossos filhos, as nossas netas, os nossos sobrinhos, as nossas alunas desde a mais tenra idade. Dessa maneira, terão a possibilidade de observar o mundo que os cerca com mais leveza, entendendo que o ser humano pode ser bom, desde que desenvolva valores humanos em seu coração. Até porque uma história de qualidade seguida de uma boa conversa com nossos(as) pequeninos(as) pode ser um dos caminhos para a descoberta do bem e da paz.

Portanto, minha proposta aqui é pensar junto com vocês em alguns valores escondidos no íntimo de cada um de nós e que podem ser despertados se assim quisermos, pois com boas atitudes a convivência se torna melhor e a vida fica mais leve. Mas como encontrar tais valores em nós para oferece-los às crianças?

Um simples caminho: contar histórias

Começando por um caminho que pode ser mais simples do que vocês imaginam. E então, vamos tentar? Siga comigo os seguintes passos:

  1. Escolha uma história interessante, divertida e educativa para contar para sua criança;
  2. Pense no que ela pode aprender com o que é trazido pela narrativa;
  3. Verifique quais dificuldades e/ou problemas aparecem no enredo e se tal conflito é superado por meio de uma boa atitude, de uma escolha acertada, da ajuda ao próximo, de uma demonstração de afeto, entre outros;
  4. Verifique também se a narrativa busca depertar no coração dos leitores bons sentimentos, cultivando o respeito ao outro e a diversidade;
  5. Leia a história com calma, com envolvimento, com vontade e com entonação;
  6. Após a contação, ouça sua criança, pergunte sobre as percepções que ela teve a respeito da história e, enquanto leitor, fale também das suas próprias impressões sobre a narrativa. Busquem juntos(as) exemplos e fatos que acontecem no dia a dia e que, de alguma maneira, se relacionam com a leitura. Enfim, façam um levantamento do que aprenderam com a narrativa e de quais sentimentos foram despertados em vocês.


Tenho a certeza de que, agindo assim, vocês encontrarão na Literatura Infantil uma grande parceira para entender e dialogar sobre o mundo, sobre a vida.

Ah! E fica a dica: a Bom Bom Books possui quatro coleções da série “O que cabe no meu mundo”. Cada uma delas é composta por dez livros que trazem como tema central os valores que precisam ser cultivados em nós e em nossas crianças. E aí, que tal darem uma olhada nessas histórias preciosas?


Vou ficando por aqui.

Um grande abraço e até a próxima!

Janayna.

 

 

Postagem anterior Postagem seguinte