“Que o nosso olhar seja positivo e brilhante como a ‘dança’ dos girassóis.”

 

Olá, pessoal!

 

Iniciar o novo ano com pensamentos positivos e acreditando que 2023 será muito melhor que 2022 talvez seja o primeiro passo para que nossas atitudes caminhem em direção daquilo que desejamos, seja no trabalho, nos estudos, seja na família, na vida afetiva, não é mesmo?

É por isso que hoje decidi utilizar em nossa conversa a metáfora dos girassóis. E por que girassóis?

Porque os girassóis, para crescerem, se voltam para o sol, ou seja, olham para cima, numa perspectiva de evolução e beleza com o olhar para o alto.

O grande artista Van Gogh era tão fascinado pelo amarelo dos girassóis que pintou vários quadros com essa flor. Chegou a declarar que o “girassol” era dele, e assim foi inúmeras vezes associado a essa flor. Por meio de Van Gogh, os girassóis passaram a ser vistos como sinônimo de beleza e de força da natureza, sendo reconhecidos também como símbolos de amizade em todo o mundo, uma vez que ele trocava pinturas de girassóis com o amigo e também pintor Paul Gauguin.

Observem que essas flores, com a sua imponência, não passaram despercebidas aos olhos de Van Gogh, que também as considerava exemplo de felicidade e gratidão. Certamente, o artista observou que os girassóis se voltavam para o alto e que, por isso, cresciam com infinita formosura.

Vejo que, na nossa vida, apesar das adversidades, nosso olhar precisa ser como o dos girassóis que se voltam para o sol, pois sabem da necessidade de terem a cabeça erguida para que possam realmente viver em plenitude. Seria, então, necessário desenvolvermos a capacidade de ver mais o que é belo na vida do que aquilo que é ruim e que ofusca os nossos olhos.

Com a chegada de um novo ano, é comum tocarmos no tema mudança. É natural termos vontade de tentar modificar aquilo que não está bom. Porém, geralmente nos esquecemos que, para isso, é necessário a renovação da nossa forma de olhar e interpretar o mundo. Mesmo porque, a vida tem a forma do olhar que dirigimos a ela, pois nada se torna bom ou ruim sem a nossa anuência.

E o que isso quer dizer?

Que uma situação muito ruim para alguém pode não ser para você, porque talvez você tenha um olhar mais humano, mais solidário, mais altruísta. Assim, as situações que acontecem na vida cotidiana dependem do nosso julgamento, da nossa análise, do nosso olhar.

Portanto, a forma de ver poderá mudar tudo.

 Observe que existem muitas pessoas que, ao contrário dos girassóis, viram seus olhares para baixo, ou seja, para tudo aquilo que é negativo, que é triste, que é angustiante. Tornam-se, então, propagadoras do mau humor, da revolta, e começam a reclamar constantemente da vida e a brigar com o mundo. Parte delas para no tempo com aquele pensamento “pesado”, simplesmente porque escolheu acreditar que não é capaz de progredir, que aquele trabalho não vai dar certo, que não vai conseguir estudar, que seus desejos nunca vão se concretizar, caindo assim, no abismo do próprio olhar.  

É por tudo isso que convido vocês hoje a tomar como exemplo o olhar dos girassóis, isto é, a refletir sobre a visão que possuem de tudo aquilo que os rodeia.

O que é bom? O que é ruim?

Até que ponto o que incomoda no momento pode ser diferente se houver mudança no olhar?!

E se vocês começarem a observar o horizonte de uma outra maneira, tentando enxergar aquilo que, talvez, não tenham conseguido ver pela fixação do olhar somente naquilo que é ruim?

E não para por aí. E se passarmos a acreditar que é possível ajudar outras pessoas a fazerem o mesmo?

Creio que ter consciência de que mais um ano se foi e de que o tempo está passando talvez nos ajude a agirmos como os girassóis.

Todos os dias, enfrentamos problemas e também passamos por vários acontecimentos, uns bons, outros nem tanto... mas isso é viver. E a escolha de como encarar a vida... ah, essa é de cada um!

E aí, como vocês preferem olhar para as suas dificuldades?

Como vocês acham que enfrentaremos melhor cada desafio? Olhando para baixo, com pessimismo, ou para cima, com positividade?

Desejo que as nossas cabeças se voltem para o sol, para o alto, a caminho da felicidade, mesmo diante de situações desafiadoras. E que nossas atitudes se assemelhem, mais e mais, aos olhares dos girassóis.

Feliz fevereiro e até a próxima!

Janayna.

Postagem anterior Postagem seguinte

0 comentários

Deixe um comentário