Podemos pensar, refletir e até mesmo escolher qual olhar teremos para 2021...

 

Olá pessoal!

Sempre que iniciamos um novo ano vem com ele a esperança por dias melhores...

No entanto, diferentemente dos anos anteriores, é possível que 2021 seja o ano mais esperado de todos, possuindo assim a “responsabilidade” de ser melhor que os outros...

Até arrisco dizer que 2021 é o ano em que parte da humanidade depositou seu maior número de “fichas” de esperança, acreditando que esse ano não somente pode, mas necessariamente “tem que ser” melhor que 2020.

No entanto, podemos considerar que 2020, apesar de ter sido um ano muito difícil, foi capaz de nos trazer inumeráveis aprendizados, não é mesmo?

Aprendizagens que incluem não somente a esfera da ciência que estudou incansavelmente até chegar às vacinas, mas também de nossa parte que, a cada dia, somos convidados a reaprender formas diferentes de enxergar o mundo, de entender as pessoas e até mesmo de refletir sobre as condições da vida humana...

Felizmente, 2021 chegou trazendo a esperança concreta para conter o Coronavírus, bem como a possiblidade de retomarmos a vida “normal”... E, essa esperança tem um nome, chama-se vacina. Sim, a tão esperada vacina é hoje uma realidade, é a luz das nossas esperanças!

E, apesar de muitos de nós não ter sequer a ideia de quando será vacinado, a existência de uma vacina já é capaz de nos trazer alegria, mesmo porque, a possiblidade de ver alguns de nossos parentes imunizados, por serem da área da saúde ou idosos, traz um acalento enorme ao coração...

No entanto, no meio desse cenário, torna-se quase impossível não pensar em como serão nossas vidas em 2021:

- Escolas voltarão a funcionar de forma presencial ou permanecerão fechadas? Adotarão o ensino híbrido?

- Como ficará a situação da economia? Pois o país, infelizmente, ainda vive um cenário que traz um grande número de mortes, de desemprego e cidades em estado lockdown.

- Quando poderemos parar de usar máscaras, bem como voltar a abraçar, sem medo, familiares e amigos?

- Quando retomaremos às viagens, aos passeios, aos cinemas, aos shows, aos museus... com a real tranquilidade de que não corremos riscos de contaminação?

 

SÃO MUITAS AS PERGUNTAS E, POR ENQUANTO, POUCAS AS RESPOSTAS...

 

Dentro dessas incertezas, o que podemos afirmar é que 2020 foi uma oportunidade para que todos nós olhássemos para a nossa própria existência, porém o passar ou não nessa “prova” da vida, depende do aprendiz...

Por isso, lhes pergunto: o que afinal aprendemos com o distanciamento, com as vidas que se foram, com o impedimento de abraçar quem amamos, com a obrigação de utilizar máscaras, algo que poucos de nós era capaz de prever?!

Na busca de ampliar essa reflexão sobre o que aprendemos a partir da pandemia, tenho uma pequena história para lhes contar:

“Certo dia, uma professora foi até a casa de seu aluno de cinco anos para visita-lo... O menino havia feito uma cirurgia e desejava muito vê-la. A família morava em uma casa humilde e passava por dificuldades financeiras. No momento da visita, Lucas estava deitado em sua cama e, ao ver a professora, sorriu profundamente para ela, que retribuiu da mesma forma... Antes que ela conseguisse dizer qualquer palavra, o menino falou alegremente:

 _ Professora, eu vi o Mc Donald’s!

O comentário do menino tocou profundamente o coração da professora, uma vez que a criança havia simplesmente ficado feliz por ter visto o Mc Donald’s, que localizava-se em frente ao hospital onde fez o tratamento.  O garoto somente havia visto o Mc Donald’s a partir das propagandas de televisão. Por isso, aquelas palavras a tocaram profundamente e a fez pensar em quantos de nós sequer se dá conta que pode frequentar o local diariamente, se assim quiser. No entanto, aquela criança mesmo tendo mencionado o nome Mc Donsld´s,  nunca havia tido a chance de entrar ou comer um lanche de lá...

Foi assim que professora percebeu que a felicidade encontra-se nos olhos de cada um e na forma das pessoas enxergarem aquilo que está a sua volta. Afinal, o ensinamento existe, mas observá-lo depende do aprendiz...

E o que aconteceu depois dessa visita? Após Lucas ter se recuperado da cirurgia? Ah! Ele foi conhecer realmente aquele Mc Donald’s, com direito ao lanche e a muitas, muitas alegrias”.

Com base nessa pequena história e em tudo o que vivenciamos em 2020, podemos escolher com que olhos vamos ver 2021, com quais atitudes desejamos renovar nossas esperanças e, principalmente, quais aprendizados levaremos para o nosso baú da vida... de humildade, solidariedade, carinho e amor ou de orgulho, egoísmo, pessimismo e ingratidão...

A escolha é de cada um, o aprendizado é individual, mas juntos podemos fazer um 2021 imensamente melhor que 2020, se tivermos forças para ver a beleza e a grandeza da vida, que precisa ser vista e vivida!

Com desejos de um ano próspero, repleto de saúde, amor e paz...

Um grande abraço e até a próxima!

Janayna.

 

 

 

Postagem anterior Postagem seguinte

4 comentários

  • Sempre nos fazendo refletir, texto maravilhoso as incertezas, dúvidas e medos estiveram presentes em nossas vidas em 2020 mas tb a esperança de dias melhores e com a chegada deste ano ainda continuamos com com nossos receios mas com uma grande esperança e com o olhar de felicidade do Lucas…2021 Fé .

  • Sempre nos fazendo refletir, texto maravilhoso as incertezas, dúvidas e medos estiveram presentes em nossas vidas em 2020 mas tb a esperança de dias melhores e com a chegada deste ano ainda continuamos com com nossos receios mas com uma grande esperança e com o olhar de felicidade do Lucas…2021 Fé .

  • Texto lindo 💞 inspirador! Obrigada, Janayna!

  • Querida Janayna,
    Seus textos são inspiradores e sempre nos proporciona uma visão mais ampliada e esperançosa da realidade. Realmente as incertezas quanto ao futuro são muitas, mas sim podemos fazer um 2021 melhor se começarmos a enxergar a beleza de viver. Obrigada querida, por mais este presente de texto.

Deixe um comentário